MENU

31 de dezembro de 2012

Pr. Moisés Martins da Rocha "um nome inesquecível "

 
“Para se conhecer a história de um homem, às vezes é necessário voltar os olhos ao passado, e vislumbrá-la pela janela do tempo”.
Fagulhas da história que será narrada agora, em algumas cálidas palavras, são de Moisés Martins da Rocha, conhecido como Pastor Moisés Martins; é necessário enxerga-la com emoção, pois eis aqui a história de um grande militante da fé que trabalhou de maneira expressiva, pela causa do Reino de Deus. De origem simples, oriundo de Balsas - Maranhão, nascido no dia 10 de Fevereiro de 1936, esposo da Missª Eunice Rodrigues Rocha; estes casais abençoados dedicaram juntos suas vidas para a magnificação do nome eterno de Deus, através da propagação do evangelho sacro santo, marcando uma geração. A fé deste homem tornou-se sua vida a força propulsora que o levava a trilhar árduos caminhos, trajetórias desafiantes, para que promulgasse e incendiasse os corações com esperança por onde passava.
 Era uma figura singular, que dedicou o seu dom e seu chamado episcopal a cuidar e ensinar o povo de Deus sobre os valores espirituais que cada um tinha que cultivar em seus corações. Pastor Moises Martins, pastoreou em vários lugares, mas o seu ministério tornou-se inesquecível no Tocantins, como um grande desbravador da fé, e com sua força imponente abriu trabalhos da Assembleia de Deus Ministério de Madureira nas cidades de Araguaína, Augustinópolis e Araguatins, concedendo autonomia de campo para as igrejas de Araguaína, Natividade, Alvorada, Palmas, Brejinho e Fátima.
 
Aos que presenciaram seus feitos, terão sempre lembranças inesquecíveis dessas histórias que ficarão anexadas em suas memórias, relembrando-as em uma atmosfera de saudade, pois a sua memorável vida é difícil de ser lembrada sem emocionar-se com ela. Das diversas cidades que este homem de fé semeou a palavra de Deus, uma merece um destaque especial, que é a cidade de Gurupi, que por dois períodos ele pastoreou ali, sendo a primeira vez de 1983-1993, foram uma década de dedicação e amor pela casa de Deus, e no segundo período de 1996-1999, nesse tempo foi criado a CORMEAD, hoje CONEMAD. É importante destacar que durante suas passagens pelo Tocantins nasceram grandes lideranças como: Pr. Amarildo M. da Silva (Pres. CONEMAD-TO), Pr. José Fernandes Correia Noleto (Presid. CONEMAD-MT), PR. João Feitosa (Presid. da Junta Conciliadora da CONEMAD-TO) e o Pr. Antônio Baltazar Cardoso de Oliveira (Pres. da IAD em Bauru-SP).
 Em Gurupi, está reflexo visível do seu plausível trabalho prestado. O Pastor Moisés Martins era considerado um pastor querido, onde na administração da Igreja, e em sua vida eclesiástica, nunca houve escândalos, a sua seriedade diante da obra de Deus era belíssima, fazendo tudo com autenticidade e compromisso, sem permitir que os valores externos e materiais viessem a mudar ou influenciar os princípios bíblicos da casa de Deus, o deixando blindado contra qualquer tipo de argumentação ou desmoralização de sua gestão. A vida deste grande homem de Deus me faz lembrar trecho do Poema de Humberto Hohdeh, que diz:
 Quem faz jus ao título de "grande homem"?
 Não sei...
O homem inteligente?
Não basta ter inteligência para ser grande...
O homem poderoso?
Há poderosos mesquinhos...
O homem religioso?
Não basta qualquer forma de religião... Podem todos esses homens possuir muita inteligência, muito poder, e muita religiosidade - e nem por isso são grandes homens.
Entendemos que a idoneidade moral do Pastor Moisés era corroborada por suas atitudes e por sua maneira amigável de tratar a todos.
 Além de um grande pastor foi um conselheiro sábio da convenção. Foi membro do Conselho Administrativo da Editora Betel - Rio de Janeiro, e o Presidente da Convenção Regional dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus no Estado do Tocantins, que hoje é conhecida como CONEMAD-TO. Foi o fundador do IESEG, Instituto Educacional Social Evangélico de Gurupi, sendo ele o seu primeiro Presidente; o IESEG é uma entidade sem fins lucrativos que mantém o Educandário Evangélico Ebenézer e o Posto de Saúde “O bom Samaritano”.
 Pode-se dizer que o nome do pastor Moises Martins tornou-se inesquecível, pois ele deixou sua história como exemplo vívido e expressivo durante sua existência, isso através da dignidade construída em sua carreira de fé. Seu bom exemplo como líder eclesiástico é um verdadeiro legado, um arquétipo a ser seguido por outros Ministros, que continuam a carregar sobre os seus ombros a bandeira do evangelho de Jesus Cristo, para que as coisas frívolas e transitórias dessa vida não se tornem em embaraço diante dos passos desses sacerdotes.
 Pastor Moises Martins, foi-se a pessoa, mas ficou a história viva que dificilmente será apagada, pois esse homem simples e honesto é digno disso; de ser lembrando com respeito e profunda admiração.
 

Um comentário:

Israel Araújo disse...

Maravilhoso comentário! Não tive a oportunidade de conhecer o Pr. Moisés Martins, mas os relatos marcantes de sua existência me fazem espelhar-me neste grande homem de Deus. Quando o dia inefável da vinda de Cristo chegar, Veremos então nossos irmãos e amigos que dormem no Senhor, aqueles que não se apegaram com as coisas daqui, preferindo renunciar o "mundo" em busca de um reino melhor. Com alegria então, encontraremos este abnegado servo de Deus lá.