MENU

30 de julho de 2013

CONCENTRAÇÃO. ENERGIA MENTAL. FLUIDEZ. DESCANSO. DEUS



Olá amigos, lhes desejo toda sorte de tesouros espirituais, que é tudo o que gera paz, alegria, desapego terreno, descanso...

Deparei-me há muitos anos atrás com o conceito de Concentração que, ao contrário do que muitos acham, é na verdade a ausência de pensamentos. É quando você mantém a sua mente sem conversas, sem divagações, sem barulhos. Quando isso acontece sua atenção aumenta exponencialmente.


Uma boa aprendizagem, por exemplo, passa por uma boa concentração. Não tem como aprender se sua mente estiver divagando em todas as direções. Então é preciso manter a mente em silêncio para que a energia mental esteja focada naquilo que se quer aprender.

Uma mente quando vive dispersa causa angustia, cansaço, estresse, e pode agravar para problemas maiores. Por isso algumas pessoas bem intencionadas (de fato vejo boa intenção nisso), ensinam as pessoas a andarem em estado de concentração permanente, ou seja, não pensarem de maneira nenhuma.

Só queria fazer um comentário a respeito dessa questão. Porque ao invés de você não pensar em nada, você não direciona o seu pensamento a Deus? De fato pra quem é ateu isso não faz sentido, mas tem muita gente que diz crer em Deus e não usufrui dos benefícios dessa realidade. Então o meu comentário é para estes.

Ora, quem tem um mínimo de iluminação divina, logo começa a perceber os devaneios mentais, as fantasias, as gritarias interiores que existem dentro de nós, e percebe a angustia terrível que isso nos provoca.

Mas impedir a mente de pensar não é a melhor saída. Isso porque a nossa mente, como é colocado por muitos estudiosos da mente, tem um fluxo natural de energia que precisa ser liberado, a qual é materializada pelos nossos pensamentos (não digo que os pensamentos são energia, é apenas a consequência dela).

Os nossos pensamentos fluem, porém de forma desordenada... Fluem em todas as direções. Isso nos causa angustia. Então qual a primeira coisa que pensamos pra resolver o problema? “É simples, eu estanco o fluxo e o problema acaba.” Só que agente não percebe que o que estamos fazendo é simplesmente represando essa energia. Essa energia precisa fluir. E essa energia é infinita, não vai acabar. Chegar um ponto que a represa arrebenta.

O trabalho de se concentrar em um só ponto, o de desligar o pensamento é um trabalho cansativo. Você começa a precisar de cada vez mais força mental pra conseguir represar as ondas mentais. Aí não há descanso.

Então, o caminho não é represar, mas concentrar na direção que faz bem. E essa direção é Deus. Direcionar a mente para um ponto vermelho não faz bem. Agora, direcioná-lo para Deus sim.

Então, quando estiver deitado na cama, ao invés de ficar se concentrando num ponto qualquer do teto, concentre-se em Deus. Ao invés de ficar dialogando consigo mesmo, dialogue com Deus. Preste atenção com quem você está conversando. Você está deitado na cama e conversando com seu colega de trabalho? Você estava falando sobre o que com ele? Ao invés disso converse com Deus sobre esse assunto.

Não é conversar com uma energia imaterial/vegetativa, que apesar de estar viva ta mais pra uma planta do que para um pai. É Deus, é uma pessoa, que tem sentimentos sobre você, que nutri pensamentos sobre você, e que inclusive está conversando com você neste exato momento. Você é quem não está percebendo por causa do barulho mental da sua mente. O Pai tem assunto pra conversar.

Então pare para ouvi-lo, comece a se relacionar com Ele ao invés de ficar se relacionando consigo mesmo ou com o holograma de um conhecido, ou ficar concentrado num ponto qualquer, ou no vazio.

As coisas precisam ser mais fluidas, mais leves. Inclusive essa preocupação com o funcionamento da nossa psique também é uma angustia boba, sem sentido. E quanto mais nos preocupamos com o funcionamento da nossa psique, mais disfuncional ela fica.

Então relaxa, descansa... Nosso Paizinho que está no céu está cuidando de tudo.

Por Halley Pereira Gomes

Nenhum comentário: