MENU

30 de julho de 2013

ABRA SEU CORAÇÃO APENAS PARA AQUELES QUE APRECIEM SUA ALMA


Não exponha a sua solidão, a sua carência, a sua dor de forma tão banal. Não lance suas pérolas aos porcos, nem diga as coisas preciosas da sua alma aos cães, porque eles pisarão nas suas preciosidades, e depois ainda se virarão contra você e te destruirão.

Tome suas decisões em silêncio, e saiba pra quem você as compartilha. Tem gente que torce pra você voltar da sua decisão com o rabinho entre as pernas, pessoas que não desejam ver você independente, livre, porém querem você derretido aos pés deles, chorando de carência, pedindo perdão por ter tomado a decisão que tomou.


Então não se exponha. Busquem em Deus as respostas; busque ao Senhor em meditação, falando calmamente com Ele. Veja as respostas que Ele te dará.

O que você precisa saber é que não é bom que nós lancemos a qualquer pessoa as nossas coisas mais íntimas, pessoas estas que não vão saber apreciar os nossos sentimentos mais delicados, mais sofridos.

As nossas lágrimas são pérolas, e existem algumas pessoas que tem espírito suíno, pessoas que pisam nossas lágrimas, e depois se viram contra nós... e nos devoram... Devoram a sua alto estima, devoram o seu desejo de recomeçar, devoram o seu desejo de liberdade, de independência, devoram a sua importância nessa vida pra poderem te ver carente, rastejante, entregue a qualquer um que passar...

Antes de abrir o seu coração, peça sabedoria e discernimento ao Senhor. Discirnam primeiro os espíritos. Não creia em qualquer espírito, mas provem primeiro os espíritos, pra saber se veem do Pai. E não saia soltando a sua dor pra todo mundo ver, como se sua dor fosse um espetáculo pras pessoas apreciarem.

Seja amável como as pombas, e prudente como as serpentes.

Da mesma forma, não pense que o caminho é sair mostrando pra todos a suas alegrias e felicidades. Não! As nossas pérolas são as nossas coisas mais íntimas, e as nossas alegrias íntimas também são pérolas.

Existem pessoas que ao invés de se alegrarem com as nossas alegrias, se sentem amarguradas, rancorosas, invejosas. Ou seja, alegria também é intimidade e devemos prestar atenção pra quem as compartilhamos. Claro que os cães e os porcos machucam menos quando a pérola que lançamos é alegria. Realmente a dor é maior quando o que é pisado é uma tristeza íntima.

Então, preciosidade é a nossa intimidade, são os nossos sonhos, são as nossas esperanças... São as nossas conquistas e também as nossas derrotas... Tudo isso são coisas preciosas, e devemos saber com quem compartilhar. E a melhor forma de você saber quem é digno de compartilhar a sua intimidade, é você observando como a pessoa reage quando recebe uma alegria sua.

O Evangelho nos ensina a nos alegrar com os que se alegram, e chorar com os que choram. Se você perceber que a pessoa não se alegra com a sua alegria, saiba: muito menos ela vai se entristecer com a sua tristeza. Se ela não receber com bons sentimentos a sua vitória, certamente ela se alegrará com a sua derrota.

Essa é a melhor forma de você discernir quem é um amigo: veja como ele recebe a sua alegria. Primeiro você compartilha alegria e vê como é a recepção, então só depois de ganhar confiança, você compartilha suas dores. Porque de fato o verdadeiro amigo não e aquele que sorrir quando vc voa, mas sim aquele que ti ajuda quando você cai. Porém é necessário primeiro ver se o candidato a amigo tem um sorriso sincero com os voos que você faz.

E isso que falo sobre não lançar nossas pérolas aos porcos, e nem dar nossas coisas preciosas aos cães, vale também pros nossos familiares. Nem toda mãe é mãe, nem todo pai é pai, nem todo irmão é irmão. Mas existem amigos mais chegados que irmãos, mães e pais que encontramos nos lugares mais inusitados.

Isso porque, nossas mães, nossos pais, e nossos irmãos são todas e quaisquer pessoas que nos acolhem como irmãos, ou nos acolhe como filhos.

E aí que você vai perceber que você tem muitos pais, muitas mães, e muitos irmãos, porque Mãe e Pai são aqueles que te acolhem como filho; e Irmão é aquele que te acolhe como irmão.

Foi isso que Jesus disse quando perguntou: "quem são meus pais e meus irmãos? Em verdade vos digo que aqueles que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus, estes são meus, pais, mães e irmãos... "

E a vontade do nosso Pai que está nos céus é que nos acolhamos uns aos outros, e que façamos muitos pais, muitas mães, muitos irmãos e muitos filhos.

Por isso, saiba abrir seu coração apenas para aqueles que de fato apreciarão a sua alma e a sua intimidade.

Por Halley Pereira Gomes

Nenhum comentário: