MENU

22 de fevereiro de 2013

Manual da Espera I

 
Quebra de Paradigmas I
 A Sala de Espera.
 Esperando Alguém x Esperando a Vontade de Deus.
 Imagine que você está em uma fila enorme no aeroporto, você não conhece seu passado, não conheceu seu Pai, carrega uma mala pesada, cheia das suas lembranças, dos seus pecados, das suas dores, vai pegar um avião pra qualquer lugar e nem sabe pra onde está indo. De repente uma pessoa com uniforme do aeroporto se aproxima, diz quem você é, diz de quem você é filho e pede pra que você o acompanhe até o lugar que está reservado para você. Imaginou? Pois bem. Você descobre que seu Pai é um homem de posses, influente e que é dono do aeroporto inteiro e de muitas outras coisas. Você entra em uma sala, onde você será massageado, alimentado, não precisará carregar sua mala, alguém terá carregado pra você, nem tampouco terá que se preocupar com o horário do seu voo, alguém irá te avisar. No entanto, se estivesse na fila, teria que ficar observando de hora em hora, as placas de aviso do seu voo, para não correr o risco de perder. Imaginou?
 Pois bem, vamos falar a verdade abertamente. Quem está de fato na sala de espera não precisa se preocupar com a hora em que irá pegar o seu voo rumo ao matrimônio, por quê? Por que os empregados de seu Pai, que trabalham a serviço D’Ele, eles estão a postos para servi-lo, até mesmo nisso. Então, uma vez que entendemos isso vamos para a verdade da situação. Se você não está tranquilo, descansado, alegre e em paz, então você não está na sala de espera, embora acredite que está, em outras palavras, você diz que escolheu esperar, mas na verdade não está esperando coisa nenhuma. Na verdade você está na fila, olhando desesperado de um lado para outro esperando que alguém apareça. Se você está nessa situação, desesperado, esperando em angustias, a série de artigos é pra você. Pra que você saiba como sair da fila e entrar na sala de espera. Antes de qualquer coisa precisamos saber qual a diferença entre esperar alguém e esperar pela real vontade de Deus.
 Esperar por alguém é como marcar um encontro às 19 horas de uma sexta-feira para ir ao cinema. Você se arruma todo e as horas passam. Você está pronto às 18h30min, e esperando ansiosamente pela chegada de sua companhia. Às 19 horas finalmente chegam, mas a pessoa não. Passam 10 minutos, 20 minutos, a ansiedade começa a bater, o medo começa a tomar conta, as milhões de perguntas, será que a pessoa desistiu de você? Será que aconteceu alguma coisa com ela? O telefone não toca as mensagens de me desculpe não chegam, a campainha não toca. O tempo passa e você começa a pensar no pior. 20 horas, 21 horas, a possibilidade da pessoa não vir é maior agora do que até mesmo, dela vir. Angustiante não? Pois bem, isso é esperar por alguém.
 O Primeiro paradigma a ser quebrado é o da mentira que estamos mesmo esperando em Deus. Esperar pela vontade de Deus tem mais a ver com confiança do que necessariamente com espera. Quando esperamos a vontade de Deus, descansamos, por que agora isso não depende mais se você se arrumou todo pra sair, nem depende mais se a pessoa quer ou não se encontrar com você. Esperar pela vontade de Deus tem haver com ter confiança de que não importa às falhas humanas, as vontades humanas, a vontade de Deus prevalecerá na sua vida, e quando pensamos dessa forma, não nos frustramos, nem nos entristecemos, nem antecipamos o tempo em nossas vidas.
 O controle do encontro não está na sua mão, nem está no carro que deu prego no meio do caminho e a pessoa não pode chegar. O controle do encontro está na mão de Deus e no tempo de Deus, e isso quer dizer que ainda que a pessoa tenha desistido de ir ao encontro com você, naquele dia. Que ainda que ela tenha adoecido no dia do encontro. Que ainda que ela tenha encontrado outra pessoa no meio do caminho. A Vontade de Deus sendo essa Ele fará o encontro acontecer. E quando você entende que precisa buscar a Vontade de Deus e não a sua, você sabe, que tendo um Amigo desse ao lado para promover tal encontro, não há desencontro que frustre você ir pegar seu cinema.
 Próxima Semana: Manual da Espera II: Quebrando Paradigmas, A Banalização da Santidade.
 Por Aliny Gomes
 

Nenhum comentário: