MENU

12 de setembro de 2012

Quem pode ser abençoado?


“Que Deus te abençoe!” Ouvimos essa expressão várias vezes durante a semana. É comum ainda em algumas famílias que os filhos peçam a benção para seus pais ou avós. Contudo, o que é a benção de Deus? Quem pode ser abençoado?

Eu dividiria o que seria a benção de Deus em três etapas
(todas elas totalmente vinculadas à graça e misericórdia de Deus pois não merecemos nenhuma delas):
A primeira seria a benção da vida, do ar que respiramos, a benção de ter saúde, de desfrutar de uma família, da chuva, de toda a criação que Deus fez e nos colocou como gerenciadores de tudo isso. Aqui também incluiria a questão da prosperidade financeira.

No caso desta primeira benção, ela vem de Deus para qualquer um, sem distinção de cor, sexo, idade ou religião. Os cristãos não são mais abençoados do que os outros por crerem em Cristo, pelo menos não neste sentido. Os cristãos não possuem mais saúde, ou dinheiro (diferentemente do que pregam algumas igrejas), ou tem mais ar para respirar e nem vivem mais pelo fato de servir a Deus. Essa benção é para todo mundo.

A segunda parte da benção seria a salvação. Esta é apenas para aqueles que crêem. Quando cremos em Cristo, nossos olhos espirituais são abertos e passamos a ver as coisas de Deus. Deus se faz presente em nossa vida e começa a direcionar nossos passos. Esse momento da conversão talvez seja o ponto alto da vida de muitos cristãos. Porém não é a plenitude da benção de Deus.

A terceira parte, que eu chamo de A Benção de Deus, está disponível para quem a buscar, porém só é desfrutada por poucos homens. Muitos chegam até a benção da salvação, param por ali e vivem um relacionamento com Deus distante e de conveniência. Contudo, há algo muito maior do que tudo isso, que é o próprio Deus.

A maior benção que podemos ter nesta terra não é a prosperidade financeira, não é ter muitos filhos, não é ter muita sabedoria, apesar de todas essas coisas serem de fato muito boas. A melhor coisa que pode nos acontecer é termos a presença de Deus em nossa vida.

Em um certo momento Deus disse a Moisés (Êxodo 33): – Estou farto do pecado deste povo. Vou abençoar vocês. Vou fazer que entrem na terra prometida, a terra que prometi dar aos pais de vocês, que mana leite e mel. Porém não ficarei com vocês para que não os destrua!

O Senhor falava com Moisés face a face (significa que a presença de Deus estava com Moisés).
Porém Moisés respondeu diante da afirmação de Deus: – Não nos faça subir a este lugar se a tua presença não for conosco!

Este pequeno diálogo revela algo profundo demais a respeito de Moisés. Ele tinha A Benção de Deus. A presença de Deus estava com ele e isso era seu maior tesouro. De tal forma que ele diz: Eu não quero esta benção, eu não quero a terra que mana leite e mel, a terra que o Senhor nos prometeu, onde teremos paz e prosperidade, não quero nada disso se o Senhor não estiver comigo.

Muitos trocam a presença de Deus por 5 minutos de prazer. Moisés não trocava a presença de Deus por nenhum tesouro deste mundo.

A maior benção que podemos ter é caminhar ao lado do Soberado Deus. É tê-lo como amigo, como Abraão.

Esta benção é para poucos, porém aqueles que buscam a face de Deus, aqueles que estão dispostos a ouví-lo e obedecê-lo, estes terão A Benção de Deus, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor!

Nenhum comentário: