MENU

25 de setembro de 2012

A decisão insensata


“Ouve o conselho, e recebe a instrução, para que sejais sábios nos teus dias por vir.” Provérbios 19:20.

Cinquenta estudantes da escola dos profetas em Jericó viram Eliseu e Elias se dirigirem para o Jordão. Eles também tinha sido informados pelo Céu de que Elias seria trasladado, de sorte que olhavam das elevações acima da cidade. Todavia, viram apenas a metade do espetáculo. Elias e Eliseu caminhavam pelo Jordão através do caminho divinamente preparado, mas somente Eliseu retornou. Saíram ao seu encontro, reconhecendo que ele agora possuía mais do que simplesmente o manto de Elias. Eliseu estava verdadeiramente investido do espírito e poder de seu antecessor.

Porém, esses cinquenta não podiam se conter. Onde estava Elias? Talvez estivesse no cimo de alguma montanha ou embaixo em algum vale distante. “Não podemos nós ir à sua procura?” rogaram.

Eliseu sacudiu a cabeça. Era uma solicitação imatura, baseada na curiosidade. Uma coisa é experimentar, procurando descobrir a verdade, porém isto não era nenhuma virtude, apenas uma determinação pueril de recusar o conselho de alguém que sabia melhor.

Reiteradamente pediram permissão a Eliseu para sair à procura. “Deixa-nos ir procurar”, rogaram.

Finalmente, cansado com sua persistência, Eliseu com relutância deixou-os ir. Por três dias esses cinquenta jovens vasculharem a área, escalando montanhas e esquadrinhando desfiladeiros à procura do profeta trasladado. Finalmente, cansados e exaustos, retornaram timidamente à escola. Foi tão embaraçoso, porque Eliseu os enfrentou com uma pergunta que eles não queriam ouvir: “Não vos disse que não fôsseis?”.

Certamente esses jovens tiraram lições dessa decisão insensata de seguir sua própria curiosidade em vez de ouvir a sabedoria.

Alguns jovens parecem ter uma propensão para aprender o caminho difícil. Com uma determinação digna de melhor causa, continuam a ser feridos ou embaraçados. Ditosos são aqueles que são rápidos a responder ao conselho maduro.

 
Pr. João Rodrigues & Pra. Izabel Gouveia
 

Nenhum comentário: