MENU

25 de setembro de 2012

Adotada na família de Deus


“Porque o Senhor vosso Deus em cima nos Céus e em baixo na terra.” Josué 2:11.

Estas palavras foram proferidas por uma prostituta pagã que vivia em um apartamento sobre o muro de Jericó, Raabe, a meretriz, embora afundada no paganismo e engajada em uma das mais antigas profissões da humanidade, compreendeu cedo o significado da miraculosa direção de Deus ao Seu povo. Sabia do grande livramento no Mar Vermelho e das últimas notíciasde como os hebreus haviam destruídosos vigorosos reis amorreus, Seom e Ogue.

Os israelitas em seu avanço, ao fazerem a travessia pelo leito seco do rio Jordão na estação das cheias, tinham causado tremor a toda a população de sua cidade. Tivera várias reflexões muito antes de os espias baterem à sua porta.

Os dois espias que Josué enviara em missão secreta tentaram entrar despercebidos em Jericó durante a hora de maior movimento do tráfego de pedestres, ao anoitecer, saindo dos camposadjacentes. Para melhor disfarce dirigiram-se diretamente para o local onde os estranhos frequentementese misturavam. Atualmente algumas pessoas tem procurado provar que Raabe era apenas uma estalajadeira, mas uma cuidadosa pesquisa bíblica prova o contrário. Apesar do planejado disfarce, os espias foram reconhecidos. Todo seu esquema se desfez porque Jericó se encontrava em tal estado de emergência que cada pessoa estranha parecia suspeita.

Raabe admitiu ter visto os homens, mas em uma série de mentiras despediu as autoridades em uma caçada selvagem. Deus aceita as pessoas exatamente como são, onde quer que estejam. Ao desenvolver-se a luz e a verdade do poder de Deus para proteger e salvar, sua fé infantil veio a ser uma profunda experiência.

Embora tenha permanecido com sua antiga reputação, na realidade contínua como prova da capacidade de Deus para transformar. Aquele cordão de fio de escarlata pendente da janela do apartamento em Jericó é uma lembrança de sua escolha em ser adotada na família de Deus. Finalmente Raabe consegue chegar à galeria dos heróis da fé, porque está escrito: “Pela fé Raabe, a meretriz, não foi destruída...” Hebreus 11:31











Pr. João Rodrigues


Nenhum comentário: