MENU

18 de junho de 2012

Verdadeiramente Livres


“Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.
 
Os escribas e Fariseus trouxeram à sua presença uma presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.
 
E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.
 
Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire a pedra.
 
E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
 
Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.
 
Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
 
Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” ( João 8:1-11).

Jesus é a pessoa mais espetacular que já pisou nessa terra! Como é lindo vermos como Jesus tratava as pessoas e como respondia às situações trazendo a cura necessária para cada um que se aproximava dele.
 
O maior diferencial de Jesus era que ele tratava a cada um na necessidade específica que cada um tinha. Jesus era capaz de compreender as suas carências e suas psicoses promovendo uma cura completa em cada um que ele encontrava.
 
O tratamento de Jesus com esta mulher adúltera é um exemplo de como devemos olhar as pessoas ao nosso redor e como devemos tratar a cada uma mesmo que não saibamos suas reais necessidades. Esta mulher retratada neste texto foi levada até Jesus completamente condenada, sem esperança e certa da morte.

 
Vamos olhar a condenação que esta mulher carregava:
 
1º- A condenação da lei:
 
A lei condenava tanto o homem quanto á mulher pegos em adultério que fossem mortos na porta da cidade. (Dt 22:22). Era uma execução pública para que servisse de exemplo para todos e para se retirar a maldição da nação;
 
2º - A condenação dos homens:
 
Os homens que a pegaram em flagrante adultério, já a levaram na presença de Jesus condenada. A intensão deles não era salvar-lhe a vida, mas ter motivos de pegar Jesus em alguma situação que o pudessem condenar.
 
3º Sua alto-condenação:
 
Ela estava humilhada, provavelmente estava enrolado somente em alguns lençóis que conseguiu pegar para se cobrir antes de ser retirada do local onde estava adulterando. Sua alto-estima não existia mais, ela sabia do erro que cometera e sabia que estava prestes a pagar por ele com sua própria vida.

Jesus em seu infinito amor e sua imensa sabedoria ao ser questionado sobre a mulher e a situação em que ela foi pega, não disse nada. A bíblia relata apenas que ele se curvou e começou a escrever com o dedo no chão. Muito se especula sobre o que Jesus ficou a escrever, poderia ser a própria lei, os dez mandamentos, poderia ser qualquer coisa, mas o importante é que Jesus não emitiu uma condenação sequer sobre a mulher que ali estava já triplamente condenada.
 
O que os homens que a levaram não sabiam é que querendo condena-la, levaram-na para o único homem capaz de absolve-la.

Jesus foi capaz de absolve-la da condenação da lei "Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 8:2; "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" Gl 3:13.

Jesus foi capaz de absolve-la da acusação dos homens "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão." Lucas 6:37

Jesus foi capaz de absolve-la da auto-condenação "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Romanos 8:1

Este texto nos traz uma verdade: Só conseguimos ser verdadeiramente livres quando nos encontramos com Jesus. Não importa qual situação nos leve até  ele, podemos chegar completamente condenados, mas saímos de sua presença completamente absolvidos pela sua graça!

Nenhum comentário: