MENU

23 de junho de 2012

Aparências


No livro de I Samuel 16, podemos ler quando Davi é escolhido para ser rei. Ele ainda era muito jovem, e seu reinado não seria imediato. Deus disse a Samuel que um dos filhos de Jessé seria rei. Quando Samuel viu o filho mais velho, Eliabe, Deus o advertiu logo: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1 Samuel 16:7)

Aos olhos de Samuel, Eliabe era a pessoa ideal para ser rei: alto, forte, imponente; e um rei deveria demonstrar força, poder. Apesar de a sua aparência demonstrar perfeição, o seu interior não era compatível ao de um rei. E assim somos nós em nossas escolhas. Vocês lembram de Ló? Ló era sobrinho de Abrão (nessa época ainda era Abrão e não Abraão), e o acompanhou quando o Senhor chamou a Abrão. Porém, houve a necessidade pacífica de cada um seguir seu rumo, e Abrão pediu que Ló escolhesse para qual lado gostaria de ir. “E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar”. (Gênesis 13:10)

Ló escolheu o que, aos seus olhos, parecia ser melhor. Ora, uma terra fértil, bem regada, que parecia o jardim do Senhor; realmente tinha tudo para ser o melhor lugar para se viver. Mas Ló não conhecia o coração da cidade: Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR. (Gênesis 13:13) E conhecemos o fim de Sodoma e Gomorra, não é verdade (Gênesis 19)?

As nossas relações costumam ser construídas através da aparência. Devo ser amiga daquela pessoa que se destaca, pois quero ser como ela é. Ai, quero namorar aquele bonitão, malhado, super popular; todas as meninas vão ficar com inveja de mim! Meu alvo é aquele emprego, pois é de destaque e paga muito bem. Somos tentados a tudo isso, e Samuel também foi.

Não significa que não devemos buscar o que é bom, ou que tenha a aparência de bom. Significa que não devemos nos impressionar com as aparências, e fazer as nossas decisões baseadas apenas nisso. Significa que devemos esperar a confirmação do Senhor, “porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”.

Eliabe, apesar de ter impressionado o sacerdote do Senhor, teve medo de enfrentar Golias, o gigante que blasfemava o nome de Deus. Já o pequeno e esquecido Davi, que não tinha sequer forças para sustentar a armadura, enfrentou o temido inimigo, cheio do poder que há no nome do Senhor; e o venceu.

Como dizem, as aparências enganam. E enganam muito. Portanto, quando tiver que fazer uma escolha, nunca faça movido por emoções. Espere Deus te confirmar.

Fonte: O (in)dizível, por Ana Marta Cerqueira

Nenhum comentário: