MENU

19 de junho de 2012

Eu posso “Ficar”?


Olá Jovens Preciosas, hoje quero escrever para vocês sobre um assunto um pouco delicado, mas esperando tirar a dúvida de muitas meninas que me escrevem dizendo que se vêem tentadas à “ficar” diante de tantas oportunidades. Qual jovem nunca ouviu que alguém da escola “ficou” ou tem alguém a fim de “ficar”, e até mesmo que um dia  já “ficou”. Isso quando a jovem não se depara com a proposta de trocar “uns” beijos sem compromisso com aquele gatinho, e as amigas todas dando “aquela” força: - Ah, “fica”, ele é tão gato, hoje em dia todas “ficam”, é normal, rolando uma certa pressão para aquela que nunca “ficou”.

O que é ficar? O site Wikipédia.org traz uma boa definição: Ficar é uma relação afetiva sem compromisso que, normalmente, não tem associada um componente de fidelidade, uma vez que a sua natureza é, normalmente, passageira. Pode resumir-se a um encontro de apenas um dia ou uma noite. Este pode implicar somente uma troca de beijos e carícias ou resultar também num envolvimento maís íntimo de carácter sexual, mas que não se prolongará por muito no tempo.
Ficar é certo ou é errado?

A desculpas para ficar vai de: Estar só conhecendo “alguém” que um dia pode ser namorado, até, estar buscando uma simples curtição, um momento para  estar com alguém sem compromisso sério. Muitas dizem: – Se eu não ficar como vou saber se ele é a pessoa que eu quero para namorar? A mesma desculpa usam para justificar o sexo ilícito (antes do casamento): - Se eu não fizer sexo com ele, como vou saber se eu vou gostar dele depois do casamento?.

Mas também existem aquelas que acham que ficar é errado, pois veem esse relacionamento como uma relação sem compromisso com ninguém, onde cada um busca seus próprios interesses. Existem muitas jovens que pensam que ficar não é o melhor caminho para iniciar um relacionamento. Muitas delas assumem: - Acho uma atitude egoísta usar o outro para satisfazer um prazer pessoal.
A verdade sobre o “ficar”.

1º. Ficar é uma relação que tem basicamente um objetivo: a satisfação do prazer, da vontade.

2º. Não há nenhum tipo de compromisso sério entre os “ficantes”.

3º. E essa me preocupa muito neste tipo de relacionamento: a falta de valorização da menina, que acaba sendo usada “apenas” pra satisfazer a vontade do rapaz, e quando esse se cansa, parte para “outra”. Até a menina cair em outro “papinho” e acaba ficando “rodada”, “mal falada” entre os amigos.

4º. O “ficar” gera a defraudação emocional, que é levar o outro a ter um sentimento que não pode ser correspondido, e por nós sermos seres mais sentimentais, adivinha quem vai “pagar de pata”??? Pois é!  As meninas sempre acabam se apaixonando, e quando tem paixão vem a cegueira, e a cegueira faz gerar interesses mais íntimos na relação dessas duas pessoas que mal se conhecem.

5º. O “ficar” estimula a traição, a impaciência e, principalmente, a falta de compromisso em futuros relacionamentos. Quem nunca ouviu a expressão: “Eu não quero nenhum tipo de compromisso (namoro, noivado, casamento), isso dá muito trabalho, prefiro ficar do jeito que eu estou, tendo relacionamentos sem compromisso”.

A Bíblia é muito clara ao dizer que “ficar” é pecado. Não existe dúvida a respeito desse assunto. Além disso, nela está escrito como Deus quer que o ser humano se relacione com seu próximo para que ele viva bem. Nela não se encontra a expressão “ficar”, mas existem vários textos bíblicos que fala sobre tudo o que envolve o ‘ficar’.

Gálatas 5.19 a 21 cita uma lista de obras da carne como a impureza, prostituição, lascívia que são atitudes de alguém que fica, uma pessoa que possui um comportamento desregrado com relação aos prazeres.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, (…)  acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5:19-21
Em Ezequiel 23.3 diz como era a maneira que as prostitutas se relacionavam, atitude essas que é muito semelhante ao que acontece quando alguém fica.
(…) ali foram apertados os seus seios, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade. Ezequiel 23:3
Em 1 Coríntios 6.15 a 19 diz que o nosso corpo é templo do Espírito, portanto, como morada de Deus, não devemos entregar nosso corpo à impureza.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.1 Coríntios 6:15-17

Amadas, ficar é algo errado e que nos afasta de Deus. Quando ficamos estamos prejudicando a nós mesmos e ao próximo. Portanto, não ande conforme a mentalidade do mundo, não se conforme com o que o mundo diz ser normal, mas siga o padrão de Deus que é a santidade (Romanos 12.1, 2).
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2
E quando alguém falar que é normal “ficar” e te criticar por não “ficar”, apenas diga: - Eu sou muito preciosa pra me deixar ser beijada por alguém que eu nunca vi, que eu não tenho sentimentos ou que não tenha sentimentos por mim. E completa: - Pra ter meus beijos, só pagando o preço, e olha que meu valor muito excede ao de rubis(Provérbios 31:10) hein ! Declare o seu valor! EU SOU PRECIOSA!

Que Deus abençoe a vida a vida sentimental e emocional de cada uma que ler essa mensagem, que você possa entender e praticar essa verdade. Em nome de Jesus! Amém!

Um abraço bem apertado no amor de Jesus Cristo.

Aline Belota

Fonte: Eu sou Preciosa 

Nenhum comentário: