MENU

18 de junho de 2012

Vencendo as tentações!



"Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?" João 8:31-33

A pior prisão é o engano. As pessoas aprisionadas por esse espírito não conseguem se libertar facilmente, pois não conseguem enxergar a necessidade de serem libertas. Em situação pior vivem aqueles que querem se libertar daquilo que não aprisiona e se prendem naquilo que escraviza. Vemos muitas pessoas saindo das igrejas dizendo que é porque são cheias de regras, achando que no mundo não existem regras a seguir e princípios a cumprir. Mas na verdade elas não estão fugindo das regras, mas sim da culpa.

"Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado." João 8:34

As vezes nós nos questionamos porque não conseguimos nos libertar de determinados pecados que nos atormentam, nos perseguem, nos escravizam. As vezes tentamos justificar nossas falhas com todos os argumentos possíveis mas o que Jesus nos diz é que quem comete pecado é porque está escravizado por ele. Ainda não provou a verdadeira liberdade.

É possível então vencer as tentações não pecar? A resposta é: É possível lutar até o fim!

Jesus nos deu a prova de que é possível passar a vida nessa terra sem ter que se submeter às vontades do pecado.

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo fomos tentados, mas sem pecado." Hebreus 4:15

Mas para que isso aconteça é preciso lutar até fim, e essa luta deve ser travada com todas as nossas forças.

"Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue." Hebreus 12:4 

Não adianta acharmos que porque aceitamos a Jesus e agora estamos cheios do Espírito Santo que o pecado simplesmente vai pedir licença e sair da nossa vida. Temos que lutar constantemente contra ele. O problema é que geralmente a gente acaba cedendo muito fácil para o pecado. Não conseguimos enfrenta-lo até o fim. Acabamos usando nossas desculpas para tentar justificar nossa culpa.

Mas existem alguns passos que podemos dar para nos ajudar a lutar contra o pecado.Passos para vencer o pecado:


1.       Não alimentar meus pontos fracos. (vigiar)

 "... para que não sejamos vencidos por Satanás, Porque não ignoramos os seus ardis." 2 Coríntios 2:10b e 11

Todos nós temos nossas áreas de tentações, nossas fraquezas, onde sempre estamos propensos a pecar. Alguns são mais inclinados para a prostituição, outros para a mentira, outros para a avareza, etc.

O que não podemos é alimentar essas áreas na nossa vida. Quando alimentamos um ponto fraco que temos acabamos criando outros pontos fracos também e assim nos tornamos cada vez mais carnais. Não podemos ignorar que satanás quer que pequemos e que nossa carne está propensa a isso. Então temos que vigiar!

2. Renovar a mente com a Palavra.

"Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos." João 8:31 
"Dispus o meu coração para cumprir os teus decretos até o fim." Salmos 119:112

Renovar a mente com a Palavra de Deus é essencial para quem quer  vencer suas tentações e superar o pecado. Todo pecado começa na mente, só depois ele é consumado, portanto, para vencer essa luta temos que nos dispor a guardar a palavra de Deus em nossas mentes até o fim!

3 - Se fortalecer a cada dia

“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. [...] 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica.

Manter uma vida de comunhão com Deus é a única maneira de se fortalecer contra o pecado e o único caminho capaz de nos levar a essa comunhão é o arrependimento das velhas obras. Temos que estabelecer uma disciplina espiritual de oração, leitura da palavra e comunhão com nossos irmãos. Assim, nos fortaleceremos para vencer a luta contra o pecado.

Sejam firmes e fiéis até o fim!



Nenhum comentário: