MENU

2 de junho de 2012

Jovens sois fortes!


(…). Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 1 João 2:14

Todos nós temos uma missão, para cada um Deus tem um plano e propósito preparado, mas cabe a nós a decisão de obedecer ou não a vontade de Deus. Quando vejo versículos direcionados para os Jovens, imagino o coração de Deus em relação a nós. Todos, sem exceção, devem buscar viver em santidade.

Porém, não podemos fechar os olhos para o mal que nos rodeia e principalmente na juventude, creio que seja por isso que o rei Salomão escreveu: “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;” Eclesiastes 12:1. E depois o apóstolo João escreveu o versículo acima, porque quando dizemos não para o mundo, afirmando a Palavra de Deus que habita em nós vencemos o maligno.

Estamos a todo o tempo sendo tentados, são convites para festinhas, happy hour, para os rapazes são as moças que não se vestem decorosamente e nem se comportam adequadamente. Para as moças é a vulnerabilidade emocional e neste momento sempre aparece um rapaz sedutor que diz exatamente o que a moça quer ouvir e a tenta enganar etc. Estas são apenas algumas das coisas que passamos e devemos pensar muito bem nas escolhas que faremos, sempre confrontando com a Palavra de Deus, pois são elas que determinarão se venceremos ou não o maligno.

Nossas escolhas precisam estar condicionadas a Bíblia, por isso que temos a oportunidade de ser uma geração que proclama o evangelho com toda a ousadia do Espírito. Devemos dizer não a tudo aquilo que não é agradável a Deus. Precisamos esperar e resistir cada tentação, pois quando escolhemos obedecer a Deus, sua paz reina em nós e fortalece nossa fé. Todos estão suscetíveis às tentações, por isso que temos que conhecer a Palavra, amá-la e guardá-la como o bem mais precioso que temos, então saberemos ao que dizer não e ao que dizer sim de acordo com a vontade do Pai, lembrando sempre do ensinamento de Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” 1 Coríntios 6:12

Já recebi vários convites para festas e happy hour, mas sempre recusei, pode parecer algo inofensivo, mas eu me conheço, sei quais são as minhas fraquezas, assim como satanás também sabe e busca atacá-las para que eu caia. Por isso, a minha escolha é sempre não ir e obedecer. Muitos se apegam ao fato de Jesus ter permanecido entre os publicanos, prostitutas, ladrões e todo o tipo de gente que ninguém queria estar perto para justificar suas idas aos barzinhos com a “galera” do trabalho ou da faculdade. No entanto, se esquecem que quando Jesus estava entre eles não era para ter comunhão, mas para falar do amor de Deus, do plano do Senhor para o homem, que havia um Deus misericordioso capaz de perdoar seus pecados e preencher todo o vazio que eles sentiam, era para isso que Jesus ia, para proclamar o evangelho e não para sentar a mesa com eles, beber e dar risadas das piadas, pois isso seria “sentar na roda dos escarnecedores e se deter no caminho dos pecadores” (Salmos 1:1). O momento de comunhão, Jesus tinha com seus discípulos. Podemos ter amizade com pessoas não cristãs, na realidade devemos, para que através do testemunho de Jesus em nós, elas venham a conhecer o amor de Deus. Porém, nossas amizades sólidas e momentos de comunhão devem ser com o Corpo de Cristo, ou seja, nossos irmãos na fé. Pois, quando precisarmos de conselhos, eles poderão nos dar de acordo com a Palavra de Deus, quando precisarmos de oração, nossos irmãos irão orar conosco e nos ajudar no momento de dificuldade.

Jovens, temos o chamado para a santidade, temos em nós o Espírito Santo que nos ajuda em nossa caminhada. Se nos sentirmos fracos é só clamarmos a ele. O Espírito Santo é um perfeito cavalheiro, mesmo habitando em nós ele só agirá e nos ajudará se pedirmos e permitirmos que ele opere. Se dissermos sim para Deus e deixar a boa obra ser construída em nós não seremos apenas mais uma geração. Seremos jovens cheios do amor de Deus, cheios da graça do Senhor, cheios da unção do Espírito de Deus e com certeza impactaremos vidas. Seremos participantes do avivamento que a Igreja precisa urgentemente.

 Levaremos as boas novas aos cativos, pão aos famintos, água aos sedentos, consolo aos contritos de coração, esperança aos perdidos, levaremos a palavra de liberdade para os que estão presos pelo pecado, seremos uma geração que faz a diferença. Qual é o talento que Deus te deu? O que Deus tem colocado em seu coração? Ore e busque orientação e faça o que Deus quer que você faça, seja ousado no Senhor, seja boca de Deus aqui na terra. Aja, não podemos ser meros expectadores, devemos ser participantes da obra de Deus aqui na terra.

Deus procura por jovens com um coração ardente pelo evangelho e pelas vidas, jovens que digam não para o mundo e sim para ele. Jovens verdadeiramente comprometidos que pagam o preço e buscam ao Senhor de todo o coração, que amam ter comunhão com ele e buscam sua presença acima de tudo. Jovens verdadeiramente comprometidos com o Reino e que vivam a Palavra de Deus com amor.

Fernanda M. Terra
guardandoapalavra.wordpress.com

Nenhum comentário: