MENU

29 de maio de 2013

ME EXPLICA MELHOR, PAULO...


Há algum tempo eu andava encucada sobre aquele versículo que diz: melhor casar do que viver abrasado. Eu sempre via esse texto sendo usado como um incentivo aos casais que já viviam em fornicação para que se casassem logo e "deixassem de pecar", já que não conseguiam dominar seus próprios corpos e estavam ardendo de desejo.

Eu não conseguia concordar com essa ideia  não conseguia acreditar que era isso que Deus queria que entendêssemos com este versículo.

Penso que ter como motivação principal para o casamento a "incapacidade" de exercitar o domínio próprio sobre a sexualidade arrasta pecados e problemas não tratados para dentro do casamento, o que só pode piorar a situação. Ao mesmo tempo em que eu achava absurda essa interpretação deste versículo, nunca tinha parado para estudar o texto, para saber qual era o real cenário em que essa frase foi dita por Paulo.

Enfim, quando decidi buscar entender o contexto, comecei a ler a passagem de 1 Coríntios 7, onde Paulo fala aos Coríntios da opinião dele sobre o casamento. Foi um alívio conseguir entender a situação em que aquela frase foi dita!
Paulo não estava falando aquilo para jovens que já viviam abrasados, numa vida de fornicação, incentivando-os a se casarem o mais rápido possível, para que ficassem "livres" do pecado sexual.

Pelo contrário, o contexto é o seguinte: ele estava dizendo que, na opinião dele, era melhor que os jovens solteiros, as moças e as viúvas de Corinto permanecessem solteiros, assim como ele, para que pudessem se dedicar exclusivamente a cuidar das coisas do Senhor. Para Paulo, o casamento traria muitas preocupações e responsabilidades que poderiam ser evitadas.

Mas depois de expor essa opinião própria, ele diz: Se alguém acha que não vai conseguir permanecer solteiro pra sempre, pois não conseguirá conter seu desejo sexual, então é melhor que se case, pois não estou dizendo que o casamento é pecado.


Vejam:

1 Coríntios 7:7-9
7: Realmente, eu gostaria que todos fossem como eu. Porém cada um tem o dom que Deus lhe deu: um tem este dom, e outro, aquele (observação minha: aqui ele está dizendo que nem todos tem o dom de permanecer solteiro e conter o desejo sexual, assim como ele).

8: Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.

9: Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo. (versão NTHL)
Na versão Almeida Revista e Corrigida, o versículo 9 diz: "Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se."

Ele não estava falando para pessoas que estavam em um relacionamento de namoro e já não estavam possuindo o próprio corpo em santificação e honra (I Tessalonicenses 4:4), ele estava falando para pessoas solteiras e que desejavam fazer a vontade de Deus, ele estava incentivando-as a permanecerem solteiras para que pudessem se dedicar exclusivamente às coisas do alto.

Nesse caso, a expressão "se não podem conter-se" não significa: "se não estão tendo domínio próprio sobre a área sexual no relacionamento de vocês"; mas sim: "se consideram que não conseguirão viver para sempre sem esse vínculo emocional e sexual que o casamento proporciona", então que se casem.

Ele não estava tratando de impossibilidade de lutar contra um pecado já instalado, ele estava tratando da possibilidade de conviver com uma tentação eterna. E essa realmente é uma questão que os solteiros devam considerar!
Mais na frente, no versículo 36, ele diz:

Versão NHTL: "Aos que ficaram noivos, mas resolveram não casar mais, eu digo o seguinte: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a sua noiva e acha que a sua paixão por ela ainda é muito forte e que devem casar, então que casem. Não existe pecado nisso."

Versão Almeida Revista e Corrigida: "Mas, se alguém julga que trata dignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se."

Aqui, Paulo está falando para pessoas que inclusive já estavam num compromisso de noivado, planejando o casamento, mas que por amor ao Senhor, depois de ouvir aquele ensino, estavam considerando a possibilidade de abrir mão deste relacionamento, para viver totalmente dedicadas a Ele.

Para essas pessoas ele diz: Se terminar este relacionamento irá gerar um peso muito grande no seu coração, se te fará sofrer demais por abandonar a quem você realmente ama, ou mesmo se você considera que desfazer o relacionamento seria uma desonra para sua noiva que já passou da flor da idade, e seria injusto abandoná-la para que tivesse que encontrar outro marido, então é melhor que mantenham o plano de se casar.

Na verdade, Paulo não estava dando um ensino para pessoas que estavam buscando qualquer brecha na lei para continuarem comodamente fazendo a sua própria vontade.

Pelo contrário: ele estava encorajando pessoas que estavam buscando de todo o coração viverem totalmente dedicadas ao Senhor.

http://euescolhiesperar.
Por STÉPHANIE VIEIRA

Nenhum comentário: