MENU

3 de outubro de 2012

Busque ser reconhecido e aprovado apenas por Deus


Qual teria sido o ponto forte da personalidade de Jó que lhe possibilitou louvar a Deus apesar de todo sofrimento que se abateu sobre ele? Todos nós, criaturas de Deus, fomos dotados do complexo de aprovação social, que poderíamos chamar também de “necessidade de reconhecimento”. Essa busca pela recompensa visa impulsionar o progresso.

Por exemplo, muitos cientistas, artistas, músicos e benfeitores da humanidade buscaram o reconhecimento em suas áreas, e não a riqueza. Porém, a Bíblia nos incentiva a não esperarmos aplausos por parte dos homens, mas de Deus (e talvez teremos isso só na eternidade). O Senhor Jesus condenou os hipócritas que oravam nas esquinas, buscando ser vistos como “espirituais” (Mt 6.5-6). Paulo afirmou que buscava agradar a Deus e não aos homens (Gl 1.10). Ambos sabiam que glorificar a Deus é mais importante que qualquer reconhecimento humano.

Jó foi um grande vitorioso por estar em busca, apenas, da aprovação divina. Não tinha explicação para seu sofrimento, mas rejeitava uma resposta qualquer. Seus amigos o pressionavam para que reconhecesse ser merecedor de tudo aquilo. Eles eram adeptos da lei da causa e efeito (ou seja, o sofrimento é resultado de nossos erros). Ele não aceitou a insinuação. A busca da aprovação divina nos poupa da decepção de não recebermos o reconhecimento dos homens. Este sempre falhará.

Aguardar apenas a aprovação vinda do Senhor nos outorga maturidade, tão recomendada pelas Escrituras, e evita dificuldades nos relacionamentos.

As frustrações podem levar‑nos a perder nossa fé. Isso não aconteceu com Jó. Ele sabia ser um pobre diante de Deus mas, ao mesmo tempo, confiava nas promessas feitas pelo seu Senhor. Como ele, busque somente a aprovação divina. Apesar de sua santidade, Deus nos olha por meio de Cristo: é pela cruz que somos aceitos e podemos ter sua aprovação, mesmo que sejamos tão miseráveis. – MJT

Fonte: Pão diário

Nenhum comentário: