MENU

7 de julho de 2012

Desafiando Esta Geração


Recentemente alguém me perguntou sobre algumas dicas para trabalhar com jovens e adolescentes. Apesar de ambos trabalharmos em ministérios de jovens, não somos especialistas, porém compilamos nossos pensamentos e vamos colocá-los a seguir. Entendemos que vocês possam ter outras sugestões e ideias para acrescentar. Fiquem a vontade para fazê-lo na seção de comentários.

No trabalho com jovens e adolescentes nunca deixe que a forma domine o conteúdo. Lute para que o meio não domine a mensagem. Não faz mal utilizarmos recursos e estilos de programações para atrair jovens. Não estou falando de bailes, festas, carnaval cristão, etc… E sim de ferramentas como datashow, videos, cinema, internet, etc… Quando usa-se como algo principal no encontro esses recursos, é muito fácil perder o foco e pensar apenas no entretenimento dos jovens/adolescentes.

O foco de toda programação, de toda aula e de todo evento deve ser proclamar Jesus Cristo sem diluir nada da mensagem. Essas ferramentas tem que ser apenas isso, ferramentas, e tudo deve apontar para Cristo.

Lembro- me de certa vez em um culto de Jovens, o pastor havia usado um vídeo com um time de futebol, ele o usou tendo como foco ensinar aos jovens a estarem no time de Cristo, lembro-me de ser muito enriquecedor, porque ele usou uma linguagem da qual os jovens estão contextualizado e por esse motivo foi de fácil entendimento para nós.

Seja dinâmico em tudo. Não adianta querermos que os jovens ou adolescentes fiquem sentados por uma hora sem participação nenhuma. É claro que é possível que alguns prestem atenção, mas você vai acabar perdendo a maioria. A vida deles fora da igreja é muito dinamica, vendo TV, navegando na internet, com os amigos, etc…

Tente ser dinâmico, participativo e abordar sempre temas relevantes. O maior desafio está em tentar fazer doutrina e Bíblia interessante (aqui as ferramentas de apoio entram em cena), sabendo sempre, é claro, que quem faz a obra é Deus e o Espírito Santo precisa agir. [David: Aqui em Bangladesh, no nosso grupo de adolescentes procuramos fazer os "estudos" em si dentro de vinte minutos. No entanto, criamos atividades e jogos que sejam relevantes ao tema que está sendo discutido, que ocupam o resto do nosso tempo juntos. Isso nem sempre é fácil! Mas permite que o ensino da noite seja gravado na memória daqueles jovens de diversas formas. Depois de certo tempo fazendo isso, os jovens do nosso grupo começaram a tentar descobrir o tema da noite a partir das brincadeiras e atividades, debatendo o que certa brincadeira tinha a ver com o texto que estavamos lendo, etc.]

Não adianta muito apelar para o emocionalismo. As últimas gerações tendem a odiar o fato de alguém tentar manipulá-los. São tantos ataques ao emocional deles que já estão bastante insensíveis a isso. O seu desafio é o de injetar o seu entusiasmo pela Palavra de Deus nas suas lições e palestras, sem tentar manipular as emoções dos jovens. Fale das verdades de Deus sem apelação; se fizer isto, saberá que qualquer reação emocional da parte deles é genuína e não forçada (pelo menos, não forçada por você).

Viva o exemplo cristão. Seu exemplo vale mais que palavras para essas últimas gerações. Os jovens/adolescentes FAZEM mais do que PENSAM ou REFLETEM. Tente sempre liderar pelo exemplo e depois, mostre a eles o porque da sua atitude ou atitude de alguém. Essa ponte entre o FAZER e o PENSAR é algo que eles precisam desenvolver, pois em sua grande maioria não aprenderam isso em casa, escola, televisão, internet, etc… O mundo de hoje FAZ sem pensar, só pra se agradar.

Coloque desafios. Uma das piores partes da juventude cristã de hoje é que existe muito pouca expectativa sobre seus ombros. Se um adolescente gosta de ler a Bíblia já ficamos perplexos e maravilhados. Se algum deles mostra o mínimo de responsabilidade já ficamos felizes. Será que não estamos ficando felizes com pouco? Meninos precisam ser desafiados a serem homens de Deus, líderes e exemplos. Meninas devem ser desafiadas a serem mulheres de Deus, amorosas, auxiliadoras e exemplares. Essa expectativa deve ficar absolutamente clara para eles e isso deve ser cobrado. Muitos adultos não o fazem por medo de perder um jovem ou adolescente do seu meio por causa de expectativas. No entanto, de que vale um descompromissado no meio da igreja? Não existe meio termo. Ou é, ou não é.

Certifique-se de que existam pessoas hábeis, compromissadas com Deus e de vida exemplar, disponíveis para ouvir, conversar, e aconselhar os jovens. Disponibilize as informações de contato destas pessoas e deixe que os jovens tomem a iniciativa de procurá-los (mas vale à pena encorajá-los neste sentido).

Homens de Deus aconselhando os rapazes, mulheres de Deus aconselhando as moças (pode parecer arcáico mas evita milhares de problemas em potencial). Os jovens estão rodeados de pessoas lhe oferecendo opções de vida, conselhos sem base ou direção, e apelando para os seus desejos e anseios. Um dos nossos papéis é o de oferecer um ouvido amigo alternativo, com conversas e conselhos baseados na Palavra de Deus.

Incentive seus alunos a lerem bons livros e blogs.

Como dissemos anteriormente, são apenas dicas. Sem a ação do Espírito Santo os resultados não vão aparecer.

Fonte: Mastigue

Nenhum comentário: