MENU

6 de janeiro de 2013

Homens que esperam e tomam atitudes


 
Na última semana escrevi um artigo para as mulheres de Deus que estão aprendendo a esperar, mas hoje é a vez dos homens de Deus receberem uma palavra! O fato de eu ter escrito dois artigos voltados para cada um dos públicos (mulheres e homens), deve-se às pequenas diferenças que existem entre o processo de espera para os homens e para as mulheres, uma vez que, biblicamente, a mulher espera e o homem toma a iniciativa no relacionamento.
Nos últimos tempos temos constatado de que algumas mulheres passaram a tomar as iniciativas e que homens tornaram-se mais passivos neste sentido, revelando uma inversão de papéis totalmente antibíblica e com consequências danosas aos relacionamentos.
 
Os homens de Deus precisam sim esperar no Senhor, mas também precisam tomar atitude quando tiverem paz em sua decisão. “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração (CL 3:15)”.
 
Os homens de Deus precisam compreender que esperar é sinônimo de se preparar para constituir uma família. Você espera, mas ao mesmo tempo caminha em direção aos seus objetivos de vida. Jacó foi um homem que não só esperou para ter a esposa que amava, mas também trabalhou por ela. Foram 7 anos de esforço pois ele tinha uma meta: casar-se com a mulher da sua vida: “ Assim Jacó trabalhou sete anos para poder ter Raquel. Mas porque ele a amava esses anos pareceram dias.” (Gênesis 29:20).
 
Que atitude linda a de Jacó! Ele amava tanto Raquel que pagar o preço de espera por ela não foi tão pesado, pois ele sabia que todo esforço seria recompensado. Você decidiu lutar pela mulher dos seus sonhos, mesmo que talvez você ainda não a conheça ou está preferindo aceitando qualquer oferta por aí? Lembre-se que tudo o que é valioso, vale a pena pagar o preço. Coisas baratas qualquer um tem pois é muito fácil, não requer esforço. Qual é a sua escolha?
 
As mulheres de Deus esperam por um homem que lhe dê segurança em, pelo menos, três áreas:
 
Espiritual: Toda mulher precisa de um sacerdote que seja uma base segura, atraindo a presença de Deus para o relacionamento. Um homem que tome a iniciativa para orar. Um homem que tenha um coração disposto a servir, sem que ela precise estar lhe “empurrando”. Vida com Deus é coisa mais básica na vida de um homem, sem isso fica inviável construir um relacionamento estável, duradouro e feliz.
 
Emocional: As mulheres de Deus precisam de homens que lhe transmitam uma segurança emocional, que sejam fortes não como machistas, mas suficientemente decididos, determinados, que sabem reconhecer seus próprios erros e os corrigem, que saibam ouvir e dialogar, que saibam expressar e receber amor, que não sejam indiferentes aos seus sentimentos. Se você quer ter uma mulher ao seu lado que seja submissa, seja um homem admirável, o qual seja um prazer se submeter.
 
Material: Muitos homens confundem o desejo que a mulher tem em ver o seu crescimento profissional como interesse por suas condições financeiras. Isso às vezes pode acontecer, mas não é regra. Nós mulheres só queremos ter ao nosso lado um homem que seja esforçado, conquistador, batalhador para que, juntos, venhamos prosperar. Afinal de contas, ninguém vive apenas de amor. Construir um lar exige dedicação e esforço. Tem homens que querem se casar, mas não estão investindo em sua vida profissional, não buscam qualificação nos estudos e isso passa uma terrível insegurança às mulheres. Homens que são muito parados, que dormem o dia todo, que só querem receber tudo pronto nas mãos feito pela mãe, estão na hora de acordar para a vida!!! No casamento você será o principal provedor. Sua esposa terá o maior prazer em suprir todas as suas necessidades, desde que você seja uma pessoa batalhadora e que assuma o seu papel.
 
Você homem de Deus precisa desenvolver essas áreas na sua vida enquanto está esperando em Deus.
 
Alguns homens talvez se sintam confusos no momento de fazer sua escolha. E como saber qual é a mulher de Deus pra você?
 
A primeira coisa a ser analisada na vida da mulher pretendida é se ela tem uma vida com Deus. Isso você verá pelos frutos do Espírito Santo na vida dela e também pela forma de como ela O serve. A segunda coisa é analisar o comportamento dela, como ela trata os familiares, os amigos, como ela fala, se suas palavras são como frutas doces ou como fontes amargas, qual o temperamento dela, suas qualidades e seus defeitos. Depois você analisa as afinidades entre vocês, os projetos de vida e os sonhos ministeriais.
 
Para isso, seja amigo, tome a iniciativa de se aproximar, porém não alimente nenhum tipo de expectativa no coração dela, se você não tiver plena certeza do que está fazendo. Por isso, sua vida com Deus é fator chave para que você seja direcionado nesse processo. Depois que houver uma boa amizade e uma paz suficiente em seu coração, chegou a hora de tomar a atitude e falar com a mulher de Deus, convidando-a para orar pelo relacionamento. Não fique esperando a mulher declarar seus sentimentos, esse é o seu papel homem, não seja tímido.
 
“...porque Deus não é de confusão, e sim de paz.” (1CO 14:33)
Quando os homens e mulheres assumirem o seu verdadeiro papel no relacionamento, veremos uma nova geração de famílias lindas e firmadas na Rocha.
 
“Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.”
(Provérbios 18:22)
 
Grande abraço.
Por Simone Messina

Um comentário:

Anônimo disse...

muito boa essa palavra! os homens tem mesmo que tomar uam iniciativa, quando estiverem preparados!!