MENU

12 de março de 2012

Você se apega muito fácil?


Já se pegou pensando que talvez um de seus defeitos seja se apegar muito depressa ao outro? Ou já teve a sensação de um relacionamento acabou porque você passou dos limites, sufocou ou pressionou demais a pessoa que estava com você?

Se responder que sim já está ótimo. Reconhecer que está errando é o primeiro passo para começar a acertar.

‘Passar a carroça na frente dos burros’, como se diz popularmente, é tão comum a algumas pessoas que elas nem se dão conta de que a ansiedade e o medo de perder é uma de suas características.
A questão, na realidade, é de autoestima porque essas pessoas costumam ser carentes e não acreditam que merecem ser amadas. Mas acabam se tornando sem graça porque querem provas o tempo todo de que são dignas na companhia e da atenção do outro.

Um modo eficiente de começar a reverter esse cenário é imaginar a situação sob outro ângulo. Como se você fosse o outro e o outro fosse você. Imagine estar com alguém que se submete o tempo inteiro e praticamente implora amor. Imagine que qualquer atitude sua nunca seja suficiente para que o outro se sinta satisfeito e amado. E ele sempre cobrasse mais. Não de um modo carinhoso, mas de um modo magoado e bravo.

Difícil se manter interessado por alguém que nem conhece motivos para ser amado e não enxerga características positivas que encantem ao outro.

Rosana Braga, consultora de relacionamentos, diz que o segredo é a própria pessoa descobrir o que está te faltando. “A partir de hoje, antes de cobrar amor ou atenção do outro, cobre de si mesmo. Questione-se: o que me falta para que eu seja adorável? O que preciso encontrar em mim mesma que me faça acreditar que é impossível não me considerar agradável e querida? Falta charme, persistência, humor? Falta coragem para me colocar, para dizer o que penso e sinto? O que falta?”, aconselha.

Respondendo às perguntas é possível que você se descubra cada vez melhor e se alimente de um amor que ainda não fez por merecer.

A doutora Rosana ainda dá ênfase ao fato de que não há nada mais pobre e ineficiente do que suplicar sentimentos. Se você ainda não tem, pode ser porque ainda não aprendeu a conquistar. E a autoestima é o primeiro passo para isso.

Fonte: Guiame
com informações do Par Perfeito

Nenhum comentário: