Adaptar-se com com o ambiente, os colegas e a dinâmica da empresa pode ser bastante complicado nos primeiros meses de experiência no novo emprego.
Insegurança e ansiedade são dois fatores que se não forem contralados podem atrapalhar o desempenho e o desenvolvimento de relacionamentos.
Para ajudar a todos que passam por essa situação, alguns especialistas dão dicas que podem fazer com ela seja menos complicada:
A forma como você se apresenta
Sair pelo escritório querendo impressionar e contar vantagem sobre seus colegas não é boa ideia. Isso vale para toda a carreira, não apenas para o início. Falar demais sobre suas experiências anteriores ou sobre sua vida social/pessoal pode causar uma péssima impressão e afastar as pessoas de você ao invés de aproximá-las. Um boa forma de conectar-se com os outros é agir de forma solidária. Pergunte se precisam de você para alguma coisa e não recuse fazer algo alegando não ser sua função. Faça um esforço para conhecer as pessoas, mesmo que elas não sejam do seu horário. Quando encontrar alguém no banheiro ou na copa apresente-se, pergunte o nome da pessoa e seja simpático.
Cautela com as redes sociais
Usar as redes sociais para interagir com seus novos colegas pode sim ser muito positivo, porém tenha sempre cautela para não passar dos limites. Nada de fazer isso logo no primeiro dia. Você deve primeiro conhecer as personalidades e tipos de pessoas que estão ao seu redor. A cultura da empresa e a forma como lida com essas plataformas também deve ser muito respeitada. Não deixe que sua ansiedade tome conta, saiba esperar o momento certo para interagir com os demais colegas.
Quando há outros colegas novos
Você pode não ser o único novato na empresa. Não importa quanto tempo esteja em certo lugar, saiba sempre como receber novos colegas. Não intimide, pelo contrário, seja uma pessoa prestativa e receptiva. Lembre-se que você já foi novato uma vez e também passou por isso.
Fique atento a alertas negativos
Ficar o tempo todo conferindo o relógio, sentir desgosto para levantar e ir trabalhar depois de algumas semanas. Tudo isso pode indicar que talvez você não esteja no lugar certo. Mas cuidado, trocar de emprego o tempo todo também não é nada saudável. Você deve ter sempre em mente que toda empresa e todo trabalhador passa por altos e baixos durante a carreira. Todos nós temos fases ruins. Seu emprego pode ser muito bom e sua vida pessoal estar em crise. Cuidado para não as duas coisas. Por ser uma fase de adaptação, você deve se preparar para dias bons e ruins. Se acostumar nunca é confortável. Mas se essa fase não passar e sua disposição não se desenvolver, pense duas vezes.
O que fazer se você não está satisfeito com o trabalho
Primeiro: seja honesto consigo mesmo e com a empresa. Se você está fazendo algo que não foi contratado para fazer, avalie a situação. Muitas vezes essa função irá contribuir para seu crescimento na empresa ou desenvolvimento profissional. Não fique frustrado logo de primeira, as novidades podem ser positivas. Se mesmo assim você não estiver satisfeito, converse com seu chefe e analise as possibilidades. Não tome decisões precipitadas.
com informações do Universia
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