MENU

3 de outubro de 2011

Tudo Posso


O que compartilho levei alguns anos, ou seja, no mínimo quinze anos ou mais pra entender, talvez outros entendeu com menos tempo, por isso sofreu menos. E, não nego, não tenho vergonha, a razão de tanto sofrimento, decepção e frustração o maior culpado sou eu mesmo, por quê?

Tudo começa com o nosso “achismo”, o “eu acho” é terrível, as vezes, por faltar a informação adequada, e a presença do Espírito de Deus nos guiando, então, buscamos alternativas, muitas delas equivocadas. Para encurtar esse artigo, e ser direto sem fugir ao contexto desse tema, – o encontro com a felicidade, faço uso da palavra de Paulo escrevendo aos Filipenses no capítulo 4 versículos 11 a 12.

- “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” – Filipenses 4:11-12.

Interpretando esse texto e seu contexto, não estive muito distante dessa realidade, mas eu, somente a conheci quando entendi que:

Tudo posso: ser honrado ou não;
Tudo posso: ser exaltado ou não;
Tudo posso: ser humilhado e suportar;
Tudo posso: viver com fatura ou não;
Tudo posso: viver com escassez ou na falta dela.
Tudo posso suportar como Jesus suportou os espinhos, as afrontas, a sede, a fome, desde quando:

1. não procuro agradar aos homens, e não a Deus;
2. deixar o orgulho domar minhas emoções;
3. aprendemos a viver cada minuto como se fosse o último.

Existe um ensinamento errôneo quando ao verso – “Tudo posso naquele que me fortalece”. Muita gente interpreta esse versículo errado. Paulo disse que TUDO POSSO EM JESUS: passar fome, ele pode e ele suporta, ele não matou, roubou ou se drogou.

EM JESUS, PAULO poderia ser humilhado e continuar a vida normal dele, sem se sentir inferiorizado.
O contexto desses versículos é profundo quanto ao que nos quer ensinar: a ser humilde porque não precisamos de muita coisa pra ser feliz.

Reflita comigo: pra que tanto sacrifício, perder noites e mais noites de sono pra conseguir um diploma, status, posição. E o estresse, a impaciência, o conflito são os principais reflexos e motivos causado por essa busca de status e posição? Perdendo, até mesmo, a alegria de beijar e amar a quem Deus nos concedeu como esposa ou esposo?

É preciso saber viver, como disse Paulo – “aprendir a viver”.
É a vida nos prega surpresas, e as vezes, Deus nos leva ao deserto, tira de nós o que mais nos apegamos. Deus tira tudo, pra nos dá tudo. É um momento de Deus e você. Ninguém pode interferir, só nos resta aceitar – “aprender a viver”.

Por fim, a presença de Jesus em nossa vida, disse Paulo: posso todas as coisas.

Ângelo Almeida, cantor, compositor e escritor

Nenhum comentário: