MENU

17 de junho de 2011

HISTÓRIA DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA CAMPO ARSE 61


 Na primeira Conferência Sul Americana de Pentecostais, realizada de 02 a 06 de novembro de 1986, presidida pelo Bispo Dr. Manoel Ferreira, o jovem evangelista do campo de Campinas Goiânia-GO, Amarildo Martins da Silva, vinte e quatro anos, casado com Maria Barbosa dos Santos Silva, vinte e quatro anos, pai de André Martins dos Santos, quatro anos e Filipe Martins dos Santos, dois anos, ouviu uma poderosa mensagem da parte do Senhor, pregada pelo Pastor Loren Triplett, secretário de missões da equipe do Pr. Dr. Billy Graan, o qual leu no evangelho de Marcos, capítulo primeiro versículo trinta e oito  que diz: “Vamos às aldeias vizinhas, para que ali também pregue, porque para isso vim”.  Naquele momento, Amarildo sentiu uma profunda necessidade de ir para o campo missionário dar sua parcela de contribuição na obra de Deus. Foram dois anos e dois meses de intensa oração para saber onde seria essas “Aldeias Vizinhas”.
 Em cinco de outubro de 1988, nasce o Estado do Tocantins, ao ser promulgada nossa atual Constituição. Mais uma vez ele ora, agora com intenso fervor consultando a Deus se o Tocantins seria “essa terra vizinha”. Fez prova com Deus por três vezes e a todas elas Deus respondeu positivamente. Primeira prova - Nem Gurupí, nem Araguaína poderiam ser a capital, pois isso seria o mais provável e era o mais comentado, e nessas cidades já havia o Ministério de Madureira. Saiu então a mais esperada notícia que Miracema do Norte seria a capital provisória deste novo Estado. Naquele momento partiu então para a segunda prova - Em poucos dias, todas as casas de Miracema já estavam alugadas, então ele para saber se era de Deus a sua vinda para este Estado propôs no seu coração ir à Miracema do Norte, sentar-se na praça e ficar aguardando até que alguém chegasse a ele e lhe oferecesse uma casa para alugar por um preço equivalente a três salários mínimos. Convidou então sua esposa irmã Maria, o irmão Lázaro Inácio e sua esposa irmã Sirlene para irem conhecer a Capital Provisória. Chegando a Miracema como tinha proposto em seu coração assentou-se na praça e os demais companheiros de viagem saíram para conhecer a cidade inclusive sua esposa ficando ali sozinho a conversar com Deus. Logo eles retornaram e trouxeram a notícia que um moço queria alugar uma casa, foi logo verificar e agradou-se da casa, mais tinha um porém, o preço do aluguel era de quatro salários mínimos. Ao retornar para Goiânia, pediu ao proprietário para aguardar sua resposta até quinta-feira da semana que iniciava, pois isto ocorreu no domingo, foi quando lançou a Terceira prova  (ele achou que era a mais difícil), disse a Deus que iria para Tocantins, se sua esposa sem interferência humana, concordasse espontaneamente com a idéia de se mudarem, na quinta-feira quando ele retornava do trabalho, a sua esposa foi recebê-lo chorando muito e quando ele perguntou o que houve, ela lhe disse que estava orando na tarde daquele dia, quando Deus lhe falou aos ouvidos que era para eles se mudarem imediatamente para o Tocantins. Ao passo que o telefone toca e ao atendê-lo era o proprietário da casa de Miracema para confirmar o aluguel, perguntando se o mesmo era pastor afirmou que sim, naquele momento veio a resposta da segunda prova, o moço disse: Como é para “Pastor” o aluguel da casa é três salários mínimos. Nada mais restava a não ser arrumar a mudança e seguir rumo ao novo Estado.  
 Mudou-se para Miracema do Tocantins em dezembro de 1988 e sua mudança chegou no dia 09 de janeiro de 1989. Após se instalar em seu novo endereço à Rua Bela Vista nº 1.190, centro, realizou o primeiro culto em sua residência dia 16 de janeiro de 1989 com a presença de vários vizinhos dentre eles: Sr. João de Deus, D. Nininha Sr. Itamar de Paiva, D. Rita, Sr. João, Sr. Ailton, Sr. Tiago, D. Lídia e Sra. Angelita com suas respectivas famílias, foi nessa ocasião que o Pr. Amarildo orou pedindo a confirmação dos trabalhos, obtendo resposta imediata, quando alguns vizinhos abriram as portas de seus lares, para a realização de outras reuniões, pois ficaram maravilhados com a presença de Deus.
 No dia 28 de abril de 1989, foi adquirido o lote localizado na Avenida Getulio Vargas, Quadra 49, Lote 23, para a construção da sede da igreja e no dia 18 de junho ocorreu o lançamento da pedra fundamental com a realização de uma grande festa, contando com uma forte caravana da igreja da cidade de Gurupi-TO, liderada pelo Pr. Moisés Martins da Rocha, seguida pelo Pr. João da Cruz Gomes Feitosa, Valdivino da cidade de Araguaína  e Sebastião Andrade da igreja Ass. de Deus Ministério do SETA,além de outras autoridades. vizinhos
 Na noite daquele dia houve uma grande cruzada evangelistica na Praça Deroci de
Moraes, com a participação do conjunto Acordes Celestes compostas dos irmãos Raimundo Barros, Márcio Rocha, Nondas, Batista, Roberto, Aires, Jessé, Vaninha e Adriana que abrilhantou aquela festa. O culto foi maravilhoso, marcado pela presença de Deus resultando naquela noite na salvação de 17 almas, dentre as quais, o Senhor Justiniano Borba, em cuja residência realizava-se um culto semanalmente. Fato notório, o Senhor Justiniano Borba era pai do Prefeito da cidade, Sr. Sebastião Borba.
 Com a expansão deste trabalho o Pastor Amarildo sentiu a necessidade de alguém para auxiliá-lo, assim, atendendo ao seu convite, no dia 28 de julho de 1989, chega de Goiânia-GO, juntamente com sua família o Ev. José Francisco Gualberto, para dirigir aquela Congregação, período em que recebeu uma comissão de trabalhadores em construção civil, enviados pela igreja sede de Gurupi-TO, que promoveram a aceleração daquela construção, um templo medindo 170 m², cujo trabalho foi concluído em 30 dias. Assim, no dia 21 de agosto de 1989, foi realizado o 1º culto no novo templo com a presença de amigos e vizinhos, o Culto naquela noite transcorreu em meio a uma profunda manifestação do Espírito Santo, culminando ao final na salvação de cinco almas.
 Com a mudança da Capital definitiva do Estado, foi declarado oficialmente instalado os trabalhos da igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira em Palmas, em cerimônia realizada às 20:00 horas do dia 03 de julho de 1990, situada na AANO-20, tornando-se a primeira igreja a ser inaugurada nesta cidade. Esse ato foi marcado pela presença honrosa dos Pastores Moises Martins da Rocha, Amarildo Martins da Silva, Juarez Rodrigues Feitosa, João da Cruz Gomes Feitosa, Virgílio Ferreira, Evangelistas: Eli Dias Borges, Dinair José Gonçalves, José Francisco Gualberto, Francisco Costa da Silva, Presbítero Antonio Augusto de Araújo, amigos e vários irmãos das congregações de Miracema e Taquaralto, além da presença ilustre da 1ª Dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos e Dona Márcia Guerra esposa do Secretário de Estado da Infra-Estrutura Senhor Rubens Guerra e participação do conjunto musical Acorde Celeste de Gurupi
 Com a instalação desta Congregação, “igrejinha de madeirite” como era carinhosamente chamada, os trabalhos ficaram sendo dirigidos pelo Pr. Hermínio Ferreira de Sousa, recém chegado da cidade de  Niquelândia-GO. Foi grande número de pessoas que passaram a freqüentar os cultos, sendo na sua maioria homens, devido a cidade naqueles dias ser um verdadeiro canteiro de obras, Em Taquaralto (região sul da capital) no mesmo período instalava-se uma sub-congregação dirigida pelo Pastor Dinair José Gonçalves. Na proporção que a população da cidade aumentava, surgiu a necessidade de implantar novas sub-congregações, tais como: Aureny - I dirigente - Pr. Domingos Camelo Pinto, Aureny - III dirigente - Pr. Miguel Dias Carneiro, Aureny IV- dirigente - Ev. Elpidio de Souza Reis, Água Fria - dirigente Pb. Advir Bueno da Silva ( in memória) e outras mais como:Jaú - Cinturão Verde, ARNO 32, ARNO 33, Setor Flamboyant e Saltinho em Miracema do Tocantins. Tal crescimento foi assunto de discussão na 4ª RETOG, realizada em Gurupi-TO, em 27/12/1991, onde esteve reunida a Diretoria do campo de Gurupi, que deliberou e aprovou a emancipação e autonomia da Congregação da Assembléia de Deus de Palmas. Esta congregação recebeu sua emancipação e autonomia no dia 07 de abril de 1992, com uma grande festa no auditório da Comunicatins, para aprovação do estatuto e eleição da diretoria da Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira campo da ARSE 61, esta assembléia foi dirigida pelo saudoso Pr. Moisés Martins da Rocha, presidente da CORMEAD-TO, completando os trabalhos daquela noite com a formação da primeira diretoria da igreja, ficando assim composta:




- Presidente: Pr. Amarildo Martins da Silva;
- 1º Vice Presidente: Ev. Hermínio Ferreira de Sousa;
- 2º Vice Presidente: Ev. Eli Dias Borges;
- 3º Vice Presidente: Pr. Manoel de Sousa Marques;

SECRETÁRIOS
- 1º Secretário: Dc. João Rodrigues de Souza Neto;
- 2º Secretário:  Aux. Genessil Pereira Lima;
- 3º Secretário:  Dc. Gilberto Arruda Alencar;
TESOUREIROS
- 1º Tesoureiro: Dc. Isaias Teles de Souza;
- 2º Tesoureiro:  Pb. Antonio Augusto Araújo;
- 3º Tesoureiro:  Aux. Harmenio Santos Santana;

CONSELHO FISCAL:

- Ev. José Francisco Gualberto;
- Ev. Domingos Camelo Pinto;
- Ev. Ivik Pequeroby Slivikch. (In-memoriam)


Nenhum comentário: