MENU

1 de março de 2014

POR QUE NÃO SINTO MAIS A PRESENÇA DE DEUS ?

Pastor, não consigo sentir mais a presença de Deus na minha vida. Quando estou nos cultos não consigo prestar atenção na Palavra e parece que os louvores não entram mais no meu coração. Não consigo mais sentir aquela paz maravilhosa e estou sempre me afundando nos problemas. O que eu faço? O que está acontecendo comigo? Sei que não existe nenhuma solução mágica, mas por favor me ajude!

Resposta: Olá irmã, saiba que seu caso é mais comum do que você pensa, e eu mesmo já passei por isso várias vezes. Ficamos sem saber aonde erramos, (se é que erramos) e também não sabemos como sair dessa situação. Mas posso te afirmar com certeza que Deus não está longe e Ele deseja muito completar a boa obra que Ele começou em você! Você só precisa ter bom ânimo, rever sua vida e recomeçar de forma diferente. 

Antes de tudo, eu gostaria de falar sobre alguns motivos que nos tornam frios espiritualmente. Muitos de nós nos acostumamos com a vida cristã e nos acomodamos. Paramos de seguir radicalmente a Bíblia e escolhemos viver de uma forma mais "light", para agradar a todos. Lembre-se: "são as pequenas pedras que nos fazem tropeçar e não as montanhas". 


A frieza espiritual vem quando deixamos de renunciar a carne e aceitamos alguns pecadinhos que são inofensivos. Ficamos frios quando paramos de pregar o verdadeiro evangelho e passamos a falar somente as partes boas e agradáveis da Bíblia. Ou quando achamos que tudo é normal e então aprovamos a mentira, a ganância, a fofoca, o homossexualismo, a idolatria etc. A frieza espiritual vem quando amamos mais a nossa igreja local do que o Corpo de Cristo. Quando paramos de amar as pessoas do mundo e desistimos de orar por elas, porque achamos que já somos salvos e com isso somos superiores.

Citei apenas alguns exemplos e não estou dizendo que este é o seu caso. Mas a verdade é que muitos cristãos deixaram suas vidas como se estivesse no "piloto automático". Eles pensam que sem esforço algum, o avião continuará subindo na mesma velocidade, e quando menos percebem, ele está quase caindo. Essas pessoas vão à igreja por costume, sentam em um banco mais reservado, não assumem cargos de responsabilidade e se tornam juízas, analisando como foi o culto, a roupa das irmãs na igreja e a palavra do pastor. Consideram-se dominadoras da Palavra e por já terem anos de igreja, pensam que são experientes o bastante. Colocam o ser humano acima de Deus. Com isso as coisas SIMPLES passam despercebidas. A rotina faz perder os "detalhes" de Deus.

O apóstolo Paulo tinha medo de que isso acontecesse na igreja de Coríntios. Veja:

"O que receio e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo." (2 Coríntios 11:3)

Porém se você quer voltar a ter um relacionamento mais íntimo com Deus, a receita é simples: Abra seu coração para Deus sem bloqueios, para que Ele possa trabalhar em você e fazer morada no seu coração. 

Abrir o coração a Deus significa separar um tempo para falar com Ele e ouvir Sua voz. Talvez Ele não fale da forma que você gostaria que fosse ou no exato minuto que você quer. Mas Ele fala através da Sua Palavra, nas circunstâncias do dia-a-dia e através das pessoas. Abrir o coração a Deus significa reconhecer suas falhas e se humilhar, porque Deus resiste aos soberbos. 

Mas o mais importante é a sua FÉ. Em Hebreus 4:2,3 Paulo fala de como Israel ouviu a voz de Deus, ouviu sobre a Terra Prometida, sobre o Seu amor, mas nada disso foi aproveitado, porque faltava neles a fé! A fé é dada por Deus, ela nasce de forma natural em nosso coração. Mas devemos aprender a permanecer crendo acima das circunstâncias e dos sentimentos. Ela deve ser cuidada, renovada todos os dias da nossa vida. Esse cuidado depende da nossa vontade e sempre que ouvirmos a voz de Deus, não podemos endurecer o coração. 

Obedecer sempre será a melhor forma de não nos desviarmos de Deus. Por isso ore, peça com fervor e Deus irá te renovar, pois Jesus disse que todo o que busca encontra, e o que bate, lhe será aberto a porta. Deus está de braços aberto esperando você ir em Sua direção!

Também quero te aconselhar a não sair da igreja, por mais falhas que ela possa ter. Somos o corpo de Cristo aqui na terra e nenhum membro sobrevive fora do Corpo. A Igreja nos fortalece, nos alimenta e renova nossa esperança. Busque ajuda de algum irmão ou do pastor da sua igreja. Eles te ajudarão a vencer essa fase de frieza espiritual.



Fonte: Pastor Antônio Junior

Nenhum comentário: