MENU

22 de outubro de 2013

APRENDENDO A SER LIVRE DE REGRAS E DE MANDAMENTOS



"Jesus veio nos mostrar quem é o Pai, mas nós, homens, pegamos o que ele disse e corrompemos tudo, e transformamos em um conjunto de regras... e esse conjunto de regras mata todo mundo que se apegue a elas, pois toda regra, toda lei mata, já que leis e regras são cumpridas por obrigação, e o que é feito por obrigação não produz alegria, antes traz tristeza, peso de morte, angustia... morte"

Não há como ser feliz debaixo de leis, regras, mandamentos, lista de compromissos. Não há! Lembro-me que quando crianças (eu e meus irmãos), minha mãe saia pra trabalhar, e deixava pregado na geladeira uma lista afazeres: limpar a casa, lavar as vasilhas, arrumar as camas, colocar roupas sujas no cesto, dobrar as limpas, etc... Era um peso pra nós cumprir tudo aquilo. Nós queríamos ir brincar logo, mas se minha mãe chegasse do trabalho e não estivessem todas as coisas cumpridas, o negócio não ficava bonito pra gente não. Então tínhamos que fazer tudo direitinho.

Bem, fazíamos. Na verdade quase nunca cumpríamos o estabelecido, e quando cumpríamos era por obrigação. Fazíamos por causa do castigo. Nós, porém, na medida em que fomos crescendo, e amadurecendo, estamos percebendo que aquelas atividades são importantes pro bom andamento da casa. Casa suja e bagunçada é um horror. Minha mãe trabalhava o dia inteiro; era o nosso dever ajudá-la. Ou seja, antes, quando crianças, tudo o que fazíamos era por obrigação, porém na medida em que nos tornamos adultos, começamos a fazer por consciência.

Então veja que, quando não havia consciência, era necessária uma lista de compromissos pra nos mover, de forma que o que nos movia era o medo do castigo. Porém, quando vindo a consciência, as listas já não são mais necessárias. Mesmo porque o castigo já não existe mais. Já somos grandes. Minha mãe já não bate mais em nós. Porém, se um filho age mal, ela fica triste.


Essa analogia é para mostrar como nossa relação com Deus é parecida com nossas relações paternas. Aquela lista de mandamentos dada por Deus (não matarás, não cobiçaras a mulher do teu próximo, não roubarás), é a lista de um pai que pregou em tábuas de pedra os compromissos básicos que todo filho sem consciência deve ter uns com os outros.

Mas é como eu disse: a lista de compromissos existe para aqueles que não tem consciência; para aqueles que ainda são infantis. Ora... você acha que minha mãe iria ficar dando listinha de compromisso pra nós, filhos dela, pelo resto de nossas vidas? Com certeza não. A esperança de todo pai e de toda mãe, é que seus filhos ganhem consciência. E chega a um ponto que os filhos vindo a se tornarem adolescentes, depois jovens, e depois homens, os pais e mães dizem: "não vamos te bater mais, você já está grande de mais pra apanhar. A partir de agora quem vai te bater vai ser a vida." Ou seja, o que os pais estão dizendo é, "se até agora eu não consegui te ensinar a ter consciência, a vida vai te ensinar."

É da mesma forma com Deus. Lista de regras e de mandamentos foram necessárias até o dia em que Deus disse: "agora chega!" De forma que, o que Deus quer é que todos cheguem à plenitude da consciência, e que ninguém mais esteja preso em regras, ou tenha que fazer alguma coisa obrigado.

Uma frase de Gandhi resume tudo isso: "o único tirano que aceito neste mundo, é a voz interior suave e sincera da minha consciência."

A certeza que é assim nos livra de muitas coisas. Primeiro nos livra dos homens, com suas regras, convenções sociais, etiquetas. Isso acaba! Eu sou livre pra agir de acordo com a minha melhor consciência. Não mais porque os outros querem que assim seja, mas porque eu sei que assim é melhor. E se o mundo inteiro acha que assim é melhor, mas eu sinceramente vejo que não é então acabou a conversa.

Segundo que esta certeza nos livra inclusive de Deus, pois Deus já nos livrou de todo e qualquer castigo por causa de Leis e mandamentos, pois se ainda existir castigo, então significa que ainda existe Lei, pois a lei está presa ao castigo: se não há castigo, não há lei. E eu de fato creio que Deus já nos livrou de todo e qualquer castigo. O que eu faço agora, faço porque desejo fazer, ou porque mesmo não desejando no momento, sei que é preciso fazer. Então estamos livres também de Deus. Deus nos deus liberdade. Ele disse: "Ide, e sejam livres. Vivam de forma agradável uns com os outros."

Somos livres inclusive de Deus. Deus nos libertou de qualquer que seja o compromisso com Ele. O compromisso que Ele quer que tenhamos é com o próximo, não com Ele. Ele não precisa de nós, quem precisa de nós são as pessoas que estão a nossa volta. De fato essa é a vontade de Deus: que vivamos bem. E o que Jesus vem nos ensinando é que não há como viver bem se não for vivendo bem uns com os outros.

Ele nos diz que o único caminho pra se viver bem é fazendo o bem. Por isso fique em paz, procurando sempre crescer no bem... e tudo ficará bem. E não se apegue a regras e mandamentos.

Toda Lei é boa, e apesar de toda e qualquer regra ter sido feita para nós, nós não fomos feitos pra elas. Por isso quem quer que viva por regras e mandamentos ficará duro e seco, da mesma forma que estas pedras.

Por Halley Pereira

Nenhum comentário: